terça-feira, 15 de julho de 2008

Desvendando o Código Armi Ja Danny

Danny (Ilkka Lipsanen) e Armi Aavikko
Antes que alguém venha me dizer que esse vídeo de Armi Ja Danny é coisa velha de internet, ex-viral, me adianto e digo que ninguém fez um review tão profundo do vídeo e dos protagonistas, até porque eu não passo um dia sequer sem assistir e ouvir essa jóia do cancioneiro popular finlandês (Confesso que eu REALMENTE gosto da música – Não sei se é porque me lembra os baixos e a trilha de Cavaleiros do Zodíaco, os discos do Roberto Carlos dos 70’s ou ouvi tantas vezes que aprendi a gostar).
Fica difícil fazer uma análise deste dito “o pior clipe do mundo”, mas vamos lá:
1 – Para acompanhar o timeline, assista o clipe aqui.
2 – 0:01 - Esse cara de tiara na cabeça que apresenta o programa (que parece pertencer a uma seita que crê piamente na divindade extraterrestre) já indica que veremos algo realmente muito trevas.
3 – 0:16 – Percebemos que a moça da direita tenta se acertar na coreografia. Já já vai começar a série de movimentos pélvicos bastante sexy.
4 – Em 0:43 temos uma grande surpresa: Para cantar, nada menos que ele, diretamente de Etérnia, Príncipe Adam (He-Man viado). O cordão até o ‘imbigo’ salta aos olhos na camisa estáile.
5 – De 0:54 a 0:57 vemos como NÃO editar/cortar um vídeo. Repare na mexidinha de boca do Adam, sem saber o que fazer. Provavelmente, foi uma grande inspiração para a Mad Tv zoar os cortes de filmes daquela época, como mostrado no sketch sobre virgindade nos anos 70. PS: Que credibilidade tem alguém que diz “I wouldn't never bring you any kind of sorrow” com um sorrisinho pilantra desses na cara?
6 – 0:57 - Sua companheira no dueto é Armi, uma belíssima loira de olhos doces, voz macia e ar pueril, como uma “Shirley Temple Finlandesa”. Só que grandinha já.
7 – 1:13 – “Oh, you’re absolutely fine...” entoa Adam a bela melodia disco-espacial-renascentista, enquanto ambos fazem a dancinha fenomenal, que veio pra mostrar que o suingue e o gingado dos finlandeses vieram pra ficar. A calça centro-peito cai como uma luva com a camisa e a coreografia insinuante dos atletas de vermelho. Morra Travolta.
8 – Após o trenzinho da sacanagem (com certeza a primeira da fila em direção a câmera é a mais devassa), vem aquela virada de bateria marota, safada, típica dos anos 70.
9 – 1:45 – O passo da Shiva. Logo em seguida, o cara da primeira fila se esquece que o diretor pediu pra NÃO se fazer de viado e sair tocando guitarrinha imaginária de repente. 10 segundos depois, geral sai fazendo coisas caóticas, como abanar o ar, pular numa perna só e transar “tipo Kama Sutra”.
10 – 2:28 – Após a caminhada até a câmera, Adam dá uma guinada com muito estilo. Ou só escorregou numa casca de banana.
11 – 2:35 – Armi faz a mesma caminhada, só que sem a guinada, afinal, ela não iria pagar um mico desses.
12 - “Oh, you’re absolutely fine...” canta novamente Adam empostando a voz como um menestrel, enquanto é enquadrado no melhor plano "previsão do tempo".
13 – 3:27 – O clímax: O casal vai direto pro espaço, numa carruagem provavelmente feita no mais puro isopor. Somente um tempo depois, os dançarinos que estavam famintos e comiam biscoito ‘goiabinha’ gentilmente cedido pela produção, se tocam de que os protagonistas do clipe estão indo lá pra puta que pariu do cosmos e dão um “tchau”, assim, bem do descompromissado.
É amigos... pena que o final da história não é tão engraçado quanto esse clipe. Armi, ex-miss Finlândia 1977, morreu em 2002, aos 44 anos, de pneumonia, pois estava debilitada por abuso de álcool. Na época, tornou-se uma espécie de “Armi Winehouse”, só que sem ser escrota.
O que se especula é que ela tenha afundado na bebida devido à desilusão com o romance com Danny (muito provavelmente é verdade, embora Danny não tenha assumido publicamente, pois era casado há anos).
Se quiser conhecer mais das carreiras de Armi Ja Danny, que fizeram mais sucesso juntos do que separados, recomendo dois vídeos deles: “Loving You Only”, uma música MUITÍSSIMO bonita, cheia de emoção e afeto entre eles, e a versão ao vivo de “I Wanna Love You Tender” em finlandês, de alguns anos depois, com arranjo super-acelerado para Big Band. Nesse vídeo estão bem mais contidos, e é até impressionante como a melodia, a performance e as vozes ficam mais sérias quando eles cantam na língua nativa.
Que pena Armi, muita pena mesmo... Que Deus a tenha.

3 comentários:

Fernanda Ribeiro disse...

Sensacional!!!!!!!!!!!

Fabrício Menna disse...

n sei pq
mas vendo pela milesima vez, agora me lembrou... "salve o coriiinthians.."

Thiago Miguez disse...

É vero! li alguém falando isso tb, do Corinthians, srsrrsr.

Só que o Corinthians é da segunda, e o clipe é de quinta!


Entendeu, entendeu??? rsrsr