quinta-feira, 14 de agosto de 2008

Teste do Cubo: Interpretações

* Agradecimentos ao blog Sinestesia

Não sei se você já fez o antigo teste de visualização do cubo. Se ainda não, já já explico. O que quero dizer é que resolvi escrever esse post para, exclusivamente, dar a minha interpretação pessoal sobre o seu teste do cubo. Algo como uma segunda opinião, já que pra mim, não sei por qual motivo, as interpretações soam bastante lógicas e saem da minha cabeça aos montes.

Só uma coisa é importante, para aqueles que ainda não fizeram o teste: NÃO PESQUISE RESPOSTAS SOBRE O TESTE, OU COMO ELE FUNCIONA antes de fazê-lo, para que não tenha qualquer auto-sugestão e assim estrague o resultado. Eu coloquei o teste abaixo e não precisará ir para outra página, ou algo assim.

Para aqueles que já fizeram o teste, caso queiram a minha interpretação, favor envie suas anotações para testedocubo@gmail.com. No campo assunto, escrever seu primeiro nome, seguido de "teste do cubo".

Se atitudes constroem consequências, creio que valha a pena, além de ser assaz intrigante.

Bem, o teste consiste de 6 situações que vão se complementando. O objetivo é que você, ao responder as perguntas, forme uma imagem mental o mais detalhada possível, utilizando adjetivos para descrever cada uma das coisas. Dada a situação, crie a imagem mental e depois anote as características de cada coisa, como elas se formam na sua cabeça e como elas se correlacionam na sua cena mental, etc. Vai ser mais fácil de interpretar se você tiver tudo anotado com detalhes.

A - Abra aí um arquivo do word e anote as suas impressões, as suas cenas mentais, à medida em que for construindo-as.

B - Tendo feito o teste, caso deseje, envie sua interpretação para o email acima.

Bem aqui segue o teste:


1 - Você está num deserto. (Como é o terreno? É de manhã, tarde ou noite? Tipo de areia? Como é seu deserto?)

2 - No deserto, você vê um cubo. (Onde ele está? Perto ou longe? Em que posição? No solo,
flutuando, abaixo do solo, na linha do horizonte, no alto, etc? Do que ele é feito? Qual o tamanho, densidade, textura, peso? Qual a cor do cubo? Ele é sólido ou oco? Está parado ou não? Use sua imaginação, crie o cubo como quiser e anote 5 adjetivos para ele.)

3 - Agora no deserto tem uma escada. (Onde ela está com relação ao cubo? Que tipo de escada é? Do que ela é feita? Em que posição está? Qual a relação entre ela e o deserto/areia? Quantos degraus aproximadamente tem a escada?)

4 - Agora no deserto tem também um cavalo. (De que cor é o cavalo? O que ele está fazendo? Como ele é? Onde ele está - com relação à escada e ao cubo? Ele está usando algum apretecho? Qual o tamanho dele? Visualize como o cavalo se integra à cena.)

5 - Em algum lugar no deserto tem uma tempestade. (Que tipo de tempestade é? Onde ela está? Longe, perto? Como ela afeta os outros elementos da sua imagem, durante, antes e depois? Há vento? Chuva? Granizo? Visualize bem como é esta tempestade e como ela afeta ou não os outros elementos.)

6 - A última: no deserto agora há flores. (Onde elas estão? Que tipo de flores? De que cores? Quantas são?)

Não se limite apenas às perguntas entre parênteses; são apenas para auxiliar em alguns detalhes. Descreva as cenas com o maior número de detalhes que visualizar.

Tudo anotado, agora é só enviar as anotações que fez e em breve já darei a minha interpretação e o porquê delas.

Nenhum comentário: